A Magia do Chapéu Qual modelo que mais combina com você ?

sexta-feira, 18 de março de 2016 by Rudny Artes


















Modo De Usar: Chapéus
Chapéus são acessórios clássicos tanto para mulheres quanto para homens e, ao longo da história se mostraram como símbolo de elegância e até status social.
A palavra chapéu vem do latim “cappa” que significa “peça usada para cobrir a cabeça“.

No Antigo EgitoBabilônia Grécia, eles mas se pareciam com faixas com o objetivo de prender os cabelos. Algo semelhante aos turbantes. Também era usadas tiaras cordas finas com esse mesma finalidade. A faixa colocada em torno da copa na atualidade tem referência nesses primeiros adornosusados na cabeça.

O primeiro chapéu mais parecido com o que conhecemos hoje foi o Pétaso. Tinha copa baixaabas largas e era usado pelos gregos durante suas viagens como forma de proteção. Seu uso perdurou por toda a Idade Média.



Pétaso e Bonnet Rouge
Na Antiga Roma os escravos recém libertos usavam uma espécie de gorro em forma de cone com a ponta caída paara o lado (mais ou menos como o gorro do Papai Noel) como sinal de sua liberdade. Esse modelo foi revivido na Revolução Francesa e chamado de “Bonnet Rouge” se tornando o símbolo do partido republicano.
Depois da Revolução Francesa foram adquirindo formatos diferenciados e ricos adornos. Até hoje os chapéus guardam algumas influências dos antigos.
No inverno ou no verão, dos mais sofisticados aos mais simples, eles dão charme e, quando usados como centro das atenções de um look, podem fazer toda a diferença.
A dica é “menos é mais“. Apostar em peças simples e deixar o chapéu como centro das atenções.
Ao escolher seu preferido, leve em conta seu biotipo formato de rostoRosto pequeno pedechapéus menores e mais discretos com a copa (parte do chapéu que vai desde o encaixe da cabeça até o topo dele) e aba proporcionais. Quem tem rosto mais largo quadrado pode escolher chapéus maiores e com copa média ou baixa.
Panamá
Panamá: Apesar do nome, ele é fabricado no Equador, em Cuenca Montecristi. Suas características principais são a cor clara e o material do qual é feito: palha de uma planta chamada Carludovica Palmata, originária do Equador e países vizinhos.
Pode vir em diversos formatos e a diferença entre o esportivo e o clássico está na cor da fita que o decora. A de cor clara o torna esportivo e a mais escuraclássico.
Perfeito para ser usado nos dias quentes por serem leves, dão ar despojado nas produções. Mulheres também tem aderido a esse acessório sempre abusando da feminilidade no restante do look.

Fedora: Fabricado em feltro ou pele de coelho, é também conhecido como Borsalino e tem o mesmo formato do Panamá. Surgiu por volta do século XX e teve bastante sucesso por conta de seu uso por atores nos filmes de Hollywood nos anos 40.
É o modelo atual e perfeito pra quem quer dar um toque fashion na produção. Pode ser usado de dia e de noite e fica ótimo até para quem tem rosto mais redondo. Use não muito arrumadinho.

Trilby: Semelhante ao Fedora, tornou-se popular por ser muito usado entre músicos de Jazz e Soul alémde ser o preferido das celebridades hollywoodianas. Seu estilo lembra também o Panamá só que com abas mais estreitas. Ficam muito bem em quem tem rosto mais fino.

Boina: Os primeiros a usarem foram os escoceses bascos mas elas se tornaram símbolo militarquando caçadores alpinos franceses resolveram usar boina azul escura, em 1889, como parte douniforme. Nos anos 60 foram adotados pelos Panteras Negras como símbolo do partido que tinha como finalidade original, patrulhar guetos negros protegendo de atitudes brutais da polícia. Por ser bem diferente, dão toque alternativo no visual.


Boné: Usado pro homens e mulheres, fica bem em quase todos os tipos de rosto. É mais usado por quem opta por looks mais esportivos e é bastante popular entre os mais jovens. Deve ser usado em ocasiões casuais.

Floppy hat: É um chapéu feminino com cara de verão. Levinho e com abas largas e molengas, dão ardespretencioso ao look. Ficam ótimos em mulheres de rosto mais fino e podem ser usados com vestidos mais leves e esvoaçantes.

Cloche: Seu formato lembra um sino (daí seu nome que vem do francês) e ele foi muito popular nadécada de 20 e no período pós Primeira Guerra. A copa praticamente se confunde com a aba. Esse modelo extremamente feminino delicado é arrematado com fitas e detalhes em laços que completam sua estrutura







 





























0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Arte Voadora

Arte Voadora